Terminologias e jargões da furry fandom

De WikiFur em Português

A furry fandom, assim como qualquer outro grupo social, concentra uma vasta quantidade de terminologias e jargões de uso específico pelos integrantes de tal grupo.

De acordo com o Mini-dicionário Aurélio do Século XXI, 4ª edição, terminologia refere-se a um “conjunto de termos duma arte ou duma ciência”, enquanto jargão é definido como “gíria profissional ou social; vocabulário técnico específico de uma determinada profissão ou grupo social”.

Ao analisar as definições de terminologia e jargão, todos os dois termos são aplicáveis ao vocabulário específico da furry fandom.

O seguinte artigo trata-se de uma sintetização dos termos utilizados pela fandom. Para uma consulta mais aprofundada, recomenda-se a verificação do artigo específico de cada termo.

Terminologia básica[editar]

A terminologia básica refere-se aos termos de uso mais frequente pela comunidade furry em geral.

Furry[editar]

Derivada diretamente do vocábulo anglófono referente a ‘peludo’, define todos os integrantes da comunidade, tanto direta quanto indiretamente.

Fursona[editar]

Esta terminologia define quaisquer personagens furries utilizados para representar um integrante da comunidade furry.

Fursuit[editar]

Vestimenta característica da fandom, criada com base nas fursonas de seus proprietários.

Fandom[editar]

Grupo específico que fomenta a unidade de pessoas fãs de um mesmo segmento. O termo é uma palavra-valise de dois vocábulos anglófonos ‘fan e kingdom’, tendo como tradução literal ‘reino dos fãs’.

Furmeet[editar]

Encontros realizados pelos integrantes da furry fandom em locais específicos.

NSFW[editar]

Termo frequentemente utilizado para se referir a conteúdos com alguma impropriedade. Trata-se de uma sigla da frase ‘Not safe for work’, que, em tradução livre significa ‘Não seguro para o trabalho’.

SFW[editar]

Termo frequentemente utilizado para se referir a conteúdos livres de impropriedade, passíveis de utilização e de consumo por toda a comunidade furry. Trata-se de uma sigla da frase ‘Safe for work’, que, em tradução livre significa ‘Seguro para o trabalho’.

Terminologia profissional[editar]

Dentre as terminologias e jargões profissionais, encontram-se alguns mais específicos, geralmente derivados da terminologia básica.

Fursuit Maker[editar]

Profissional responsável pela confecção de fursuits.

Furry Artist[editar]

Artista responsável por comissionar e comercializar artes furries.

Terminologia social[editar]

Terminologia mais específica com a finalidade de definir os integrantes da fandom.

Popfur[editar]

Integrante da furry fandom com relativa fama dentro da comunidade.

Chairman[editar]

Termo frequentemente utilizado na fandom para se referir aos principais organizadores de eventos.