Furboliche

De WikiFur em Português
Logo do Furboliche

Furboliche é um furcontro de boliche realizado por furries que geralmente ocorre em cidades do estado de São Paulo. O evento é atualmente o maior encontro furry da América Latina e o segundo maior encontro de boliche furry do mundo, considerando-se o comparecimento de público. O Furboliche era programado para ser realizado duas vezes por ano e desde 2017 se tornou anual.

Histórico[editar]

Ordem Nome/Tema do evento Ano Datas Participantes Fursuits Local
Furboliche 1 2014 9 de março 65 15 Boliche Pysta 10, Central Plaza Shopping - São Paulo, SP
Furboliche 2 2014 6 de setembro 95 24 Boliche Pysta 10, Central Plaza Shopping - São Paulo, SP
Furboliche 3 2015 21 de fevereiro 149 36 Boliche Pysta 10, Central Plaza Shopping - São Paulo, SP
x Furboliche Férias - Santos 2015 2015 4 de julho 85 22 Boliche Rei do Strike - Santos, SP
Furboliche IV - Halloween Furry 2015 31 de outubro 248 61 Bomboliche Extra Anchieta - São Bernardo do Campo, SP
Furboliche 5 - Heróis & Vilões 2016 13 de fevereiro 261 62 Bomboliche Extra Anchieta - São Bernardo do Campo, SP
Furboliche 6 - De Volta aos Anos 90 2016 3 de dezembro 197 44 Bomboliche Extra Anchieta - São Bernardo do Campo, SP
Furboliche 7 - Piratas dos 7 Mares 2016 29 de abril 246 57 Bomboliche Extra Anchieta - São Bernardo do Campo, SP

Evento[editar]

Participantes do Furboliche 3
Furboliche 4 teve 248 participantes

O Furboliche nasceu após um grupo de furries ter notado que não seriam realizados muitos furcontros em São Paulo no 1º trimestre de 2014; além do desejo de fazer um evento furry em local com pistas de boliche, nos moldes dos encontros do tipo, realizados fora do Brasil.

Furboliche 1[editar]

Ficou decidido que o primeiro Furboliche seria realizado no sábado após o Abando 2014, a fim de dar uma nova oportunidade de encontro aos furries que ficassem em São Paulo após a convenção. Na ocasião, não foi realizada uma programação extensa, apenas badges foram distrubuídas e um sorteio de brindes doados por alguns furries foi realizado ao fim do encontro.

Furboliche 2[editar]

O segundo evento, realizado em setembro de 2014 contou com a presença de furries de 4 estados (SP, RJ, MG, PR) e do Distrito Federal, e pela primeira vez premiou com taças os melhores jogadores de boliche. A programação incluiu também distribuição de badges personalizadas do evento, sorteio de brindes doados por furries, sessão de fotos oficial do evento, além da produção de dois vídeos (um com um resumo do evento e outro um clipe musical onde os participantes aparecem dançando a música "Happy" de Pharrell Williams).

Furboliche 3[editar]

A terceira edição do Furboliche aconteceu no dia 21 de fevereiro e recebeu 149 furries de 7 estados (SP, SC, PR, MG, RJ, BA, PE) e do Distrito Federal. A programação foi basicamente a mesma do Furboliche 2, apenas acrescida de um espaço para desenhistas um e de mural de exposição dos desenhos com a temática: "Boliche + Furry". Novamente foram realizados dois vídeos (um com o resumo do evento e uma paródia do clipe da música Shake It Off de Taylor Swift). Ao final do evento, foi anunciado que o Furboliche 4 será realizado em 31 de outubro de 2015, com o tema: "Halloween Furry".

Furboliche Férias - Santos 2015[editar]

Como ficou uma grande distância entre o Furboliche 3 e o Furboliche 4, foi realizado em 4 de julho de 2015 o Furboliche de Férias, na cidade de Santos, litoral paulista. O evento contou com a presença de 85 furries de 4 estados (SP, PR, GO, MG) e do Distrito Federal e a programação repetiu a premiação para melhores jogadores, distribuição de badges e sorteio de brindes. Durante o evento foram gravados dois vídeos (uma vez mais o vídeo com o resumo do evento e um do clipe com a música We Should Hang Out de Con Bro Chill). Um dia após o evento, foi informado que o Boliche Pysta 10 - onde seriam realizadas a quarta e a quinta edições do Furboliche - encerraria suas atividades no mês de agosto/2015.

Furboliche IV - Halloween Furry[editar]

Pela primeira vez realizado em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, o Furboliche realizou uma versão temática de Halloween do evento, já que o dia 31 de outubro caiu em um sábado em 2015. Em um acordo com o Bomboliche Extra Anchieta, o Furboliche foi realizado em ambiente decorado com a temática de halloween e teve adicionado à sua programação habitual uma festa com música eletrônica, a primeira Fursuit Parade realizada no Brasil, que teve 50 fursuits desfilando pela praça cental do complexo do Extra Anchieta e o sorteio de uma fursuit. Durante o evento foram produzidos três vídeos: Um resumo da Fursuit Parade, o Vídeo Oficial do Furboliche IV e um Clipe Musical com a música Everybody dos Backstreet Boys. Após o final do evento foi confirmada a presença de 248 participantes de 7 estados (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, RS) e do Distrito Federal, dentre eles 61 fursuiters.

Furboliche 5 - Heróis & Vilões[editar]

A quinta edição do evento aconteceu no sábado, dia 13 de fevereiro de 2016, alguns dias após o acampamento furry Abando, novamente no Bomboliche Extra Anchieta. A programação contou com festa com música eletrônica, uma fursuit parade (46 fursuits e 4 cosplayers desfilaram), sorteio de brinde, sorteio de uma fursuit, além do espaço de desenhos. Antes de ser feito o sorteio da fursuit, o staff do Furboliche anunciou que realizaria a primeira convenção furry de hotel do Brasil, a Brasil FurFest, no mês de setembro, em Santos, empurrando o Furboliche 6 para data posterior a convenção. Igualmente ao Furboliche 4, foram produzidos três vídeos: Um resumo da Fursuit Parade, o Vídeo Oficial do Furboliche 5 e um Clipe Musical com a música Die Another Day da Madonna. Esta edição do evento contabilizou 261 participantes de 7 estados (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, BA) e do Distrito Federal, dentre eles 62 fursuiters.

Furboliche 6 - De Volta aos Anos 90[editar]

Devido a realização da Brasil FurFest, a sexta edição do Furboliche aconteceu no sábado, dia 3 de dezembro de 2016, sendo a primeira vez que o evento foi realizado no final do ano. O tema foi Anos 90 e a programação foi basicamente a mesma: festa com música eletrônica, uma fursuit parade (33 fursuits e 1 kigurumi desfilaram), sorteio de brindes, além do espaço de desenhos. Seguindo o que já se tornou comum aos eventos do Furboliche, foram produzidos três vídeos: um mostrando a Fursuit Parade, o Vídeo Oficial e um Clipe Musical, desta vez mostrando os furries e fursuiters tentando dançar o sucesso da década de 1990, Macarena. Foram 197 participantes no total de 5 estados (SP, RJ, MG, GO, PR, RS) e do Distrito Federal, além de um furry do Paraguai. No total 44 fursuiters estiveram presentes no Furboliche 6.

Furboliche 7 - Piratas dos 7 Mares[editar]

O primeiro Furboliche da fase anual do evento foi realizado em 29 de abril no Bomboliche Extra Anchieta e reuniu 246 furries vindos de 6 estados (SP, RJ, MG, PR, SC e RS) e do Distrito Federal. Foram 50 fursuits desfilando na Fursuit Parade e 57 no total do evento. O evento ficou marcado pela redução do espaço devido a uma reforma no local e por isso a balada furry foi subtraída da programação habitual.

Torneio de boliche[editar]

Os melhores jogadores de boliche de cada edição são premiados com troféus nas categorias fursuiter e não-fursuiter (que inclui todos os participantes que não estão usando fursuits)

Evento Ano Vencedor Fursuiter Vencedor Não-fursuiter
Furboliche 2 2014 Lupi Jex Jhony Leon
Furboliche 3 2015 Weck Fox Julius Simian
Furboliche Férias - Santos 2015 2015 Kaeros Golden
Furboliche IV - Halloween Furry 2015 Ross¹/Ko Don Franco Ramos
Furboliche 5 - Heróis & Vilões 2016 Henry Drago
Furboliche 6 - De Volta aos Anos 90 2016 Rick Ballito Hallasy
Furboliche 7 - Piratas dos 7 Mares 2017 Menzo Elliot

1. Por ser staff do evento, Ross não recebeu o troféu, passando o título para o primeiro colocado entre os participantes.

Localização[editar]

As três primeiras edições do evento aconteceram no Boliche Pysta 10 do Central Plaza Shopping, que foi escolhido por estar muito próximo a estação de metrô e trens Tamanduateí. O local possuía 12 pistas para a prática de Boliche, além de mesas de bilhar, fliperama e lanchonete.

Para o Furboliche de Férias 2015, foi escolhido o boliche Rei do Strike no bairro do Campo Grande em Santos. O local possui configuração idêntica ao boliche utilizado nos eventos em São Paulo.

Devido ao fechamento do Boliche Pysta 10 do Central Plaza Shopping em agosto de 2015, o Furboliche IV - Halloween Furry foi realocado para o BomBoliche do Hipermercado Extra Anchieta, na cidade de São Bernardo do Campo. A casa oferecia 12 pistas de boliche, lounge/discoteca, área de fliperama, mesa de bilhar e restaurante com bar. Em 2017, o Furboliche 7 - Piratas dos 7 Mares foi realizado durante uma reforma no local para a instalação de um parque de camas elásticas e piscina de blocos espuma, perdendo assim o lounge/discoteca, fliperama, mesa de bilhar e 4 pistas de boliche.

Staff[editar]

Staff no Furboliche 2

Fazem parte do staff do Furboliche furries que dedicam seu tempo voluntariamente para a organização do evento.

  • Danny (Daniel) - Fundador e chairman do evento (FB 1, 2, 3, F, 4, 5, 6 e 7)
  • Ruby (Aryane) - Chefe de Staff (F, 4, 5, 6 e 7)
  • Patsy (Patricia Louise) - Fundadora e tesoureira (FB 1, 2, 3, F, 4, 5, 6 e 7)
  • Nana (Natally) - Fundadora, líder da fursuit parade e apoio aos fursuiters (FB 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)
  • Bia (Beatriz) - Líder de credenciamento (FB 3, F, 4, 5, 6 e 7)
  • Razzek (Vitor) - Líder de atividades/boliche (FB F, 4, 5, 6 e 7)
  • Nitro (Rafael) - Líder de atividades/boliche (FB 2, 3, F, 4, 5, 6 e 7)
  • Toberal (Alberto) - Fotografia (FB 4, 5, 6 e 7)
  • Zeng (Ramon) - Apoio aos fursuiters (FB 5 e 7)
  • Casshan (Carlos) - Assessoria Jurídica (FB 6 e 7)

Ex-staffs[editar]

Furries que fizeram parte do staff em algum momento da trajetória do Furboliche e foram muito importantes para o sucesso do evento.

  • Jessy (Jéssica) - organizadora (FB F)
  • Ey-J (Tayná) organizadora (FB 2 e 3)
  • Luke (Lucas) - organizador (FB 2 e 3)
  • Malbo (Rodrigo) - organizador (FB 1, 2, 3 e 4)
  • Coby (Lívia) - fundadora (FB 1, 2, 3 e 4)
  • Exano (Felipe) - anfitrião (FB 1, 2, 3, 4 e 5)
  • Ross (Fernando) - Anfitrião (FB 4 e 5)
  • Koga (Marcos) - Anfitrião (FB 4 e 5)
  • Eclipsen (Justine Irene) - Anfitriã e apoio aos fursuiters (FB 1, 4 e 5)
  • Cenobear (Daniel) - Videomaker (FB 4)
  • Zamana (André) - foto/vídeo (FB 2 e 5)

Na Mídia[editar]

  • 26 de julho de 2015 - Uma equipe da produtora Terruá, a serviço da emissora de TV Telesur, da Venezuela, fez uma matéria sobre fursuits durante o Furboliche de Férias - Santos 2015, dentro da série "Crónicas del Brasil". [1]
  • 8 de maio de 2017 - A repórter Marie Declercq, acompanhada da fotógrafa Larissa Zaidan, fez um relato sobre o Furboliche 7 - Piratas dos 7 Mares para o site noticioso Vice Brasil. [2]

Foto/Videos[editar]

Furboliche 1[editar]

Furboliche 2[editar]

Furboliche 3[editar]

Furboliche Férias - Santos 2015[editar]

Furboliche IV - Halloween Furry[editar]

Furboliche 5 - Heróis & Vilões[editar]

Links externos[editar]