Brasil FurFest

De WikiFur em Português
Logotipo da BFF

Brasil FurFest ou BFF é uma convenção furry realizada entre agosto e setembro na cidade de Santos, Brasil.[1]

História[editar]

Anúncio oficial da Brasil FurFest

Os fundadores do Furboliche tinham a ideia de realizar uma convenção de hotel em Santos, em 2014, o nome escolhido foi Confursão (Convenção Furry de São Paulo). Por considerarem que faltava experiência na organização de eventos de grande porte, decidiram fazer um evento de boliche furry para ganhar know-how e entender a dinâmica do fandom.

A partir do anúncio de que a convenção e acampamento furry Abando seria cancelada após a edição de 2016[2], o staff do Furboliche anunciou que faria a já planejada convenção de hotel, para que o Brasil não ficasse sem eventos furry de múltiplos dias. O nome Confursão foi trocado por Brasil FurFest para evitar coincidência com o evento Confuria.

O anúncio oficial da BFF foi feito no Furboliche 5 - Heróis & Vilões antes do sorteio de fursuit. Durante a apresentação, foram revelados o logo, fotos e vídeos do local do evento e foi anunciado que a convenção seria iniciada com um crowdfunding com meta de R$ 6.000,00. Metas adicionais foram anunciadas posteriormente, adicionando mais atividades e estrutura para o evento, conforme os valores arrecadados. Antes do anúncio, foi criada uma página do Facebook onde teasers em vídeo em português, espanhol e inglês foram publicados.[3]

A meta de crowdfunding da Brasil FurFest foi alcançada em apenas 13 dias, no dia 27 de fevereiro. O staff do evento confirmou assim a realização do evento. Ao final dos 60 dias da campanha de crowdfunding, foram arrecadados R$ 15.390,00 e todas as metas adicionais (que introduzem novas atividades e estrutura ao evento) foram alcançadas.

Em 24 de abril de 2016, um vídeo foi divulgado no youtube apresentando o tema para o evento de 2016: "Peludos em Santos", uma brincadeira com o nome da música "Pelados em Santos" da banda Mamonas Assassinas.

Brasil FurFest Santos 2016 - Peludos em Santos[editar]

Fursuiters na portaria do Mercure Hotel
Tema de 2016 foi "Peludos em Santos"

A primeira edição do evento alcançou a marca de 169 participantes (sendo 54 fursuiters) vindos de 9 estados brasileiros (SP, RJ, BA, RS, SC, PR, MG, ES e PA) e do Distrito Federal, além de participantes estrangeiros de 5 países (EUA, Colômbia, Argentina, Paraguai e México).

Os furries que compareceram à convenção puderam participar de diversas atividades, dentre elas: workshops, palestras, bazar furry, sala de desenhistas, Fursuit Parade, fursuit games e até de uma balada realizada em um ônibus.

Durante a cerimônia de abertura, um vídeo sobre sonhos serem realizados e persistência foi apresentado. A contagem regressiva mostrou fotos de diversas convenções do mundo inteiro que serviram de inspiração para Brasil FurFest. Um vídeo clipe paródia da música "Pelados em Santos" feito inteiramente com fursuiters foi apresentado, brincando com diversas características dos furries e do evento em Santos. Na sequência, a palestra "Minha Primeira Convenção Furry" tratou de assuntos relativos ao evento e aos participantes.

Os convidados de honra foram: El Ranno, famoso ilustrador e designer brasileiro e Latin Vixen, fursuit-maker, proprietária da Mixed Candy Costumes, sediada nos arredores de Orlando, nos Estados Unidos. Ambos apresentaram palestras no evento. O ilustrador Felipe Marcantônio, conhecido pelas séries XDragoon e Fred Guará e a escritora CristalWolf também fizeram apresentações. CristalWolf aproveitou para lançar o seu livro impresso "Lua de Lã", durante uma tarde de autógrafos.

Na noite de sábado foi realizada a Competição de Dança. Scamp, da Argentina e Trenty T. ficaram em primeiro lugar nas categorias fursuiters e não-fursuiters, respectivamente. Após a competição, os furries puderam participar de um ônibus que percorreu as ruas da cidade de Santos ao som de DJ Casshan Wolf.

A organização da convenção publicou diariamente um jornal chamado "Diário da BFF" com notícias do dia anterior do evento e informações para os participantes.

Durante a Brasil FurFest, foram arrecadados R$ 435,45 dos participantes para ajudar a organização não-governamental sem fins lucrativos MAPAN - Movimento de Apoio aos Protetores de Animais e da Natureza, de Santos, reconhecida na cidade pela proteção, alimentação e re-inserção de animais abandonados em famílias responsáveis. A Brasil FurFest é o primeiro evento brasileiro a contar com atividade envolvendo caridade, algo comum nas grandes convenções internacionais.

Na cerimônia de encerramento, o staff anunciou que a Brasil FurFest de 2017 será realizada no mesmo local, entre os dias 25 e 27 de agosto e que detalhes como valores de inscrição e o tema serão anunciados no Furboliche 6.

Na Mídia[editar]

  • 11 de setembro de 2016 - Uma foto da fursuit parade da Brasil FurFest estampou a capa da edição de domingo de A Tribuna, jornal de maior circulação no litoral do estado de SP. O site do jornal e o site da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, também publicaram matérias acerca do evento e do furry fandom. [1]
  • 15 de setembro de 2016 - O repórter Gus Lanzetta do jornal O Estado de S.Paulo esteve na convenção Brasil FurFest 2016 e usou a visita como tema para seu podcast "Papo Torto", que é publicado no portal do "Estadão". [3]
  • 22 de setembro de 2016 - Uma extensa matéria escrita pela repórter Joelle-Marie Declercq sobre o Furry Fandom e a Brasil FurFest foi publicada pelo site noticioso Vice Brasil. [4]

Histórico de eventos[editar]

Ordem Ano Tema Data Participantes Fursuits Convidados de Honra Localização
1 2016 Peludos em Santos 9 a 11 de setembro 169 54 El Ranno e Latin Vixen Mercure Santos Hotel - Santos, SP
2 2017 Furries no Espaço 25 a 27 de agosto Evento Futuro Evento Futuro A serem anunciados Mercure Santos Hotel - Santos, SP

Localização[editar]

Pôster oficial da BFF 2016

A convenção é realizada no Mercure Santos Hotel, na praia do Boqueirão. O centro de convenções do local possui capacidade para até 400 pessoas e todos os quartos do hotel têm vista para o mar.

Programação[editar]

As atividades da convenção incluem:

  • Cerimônias de Abertura e Encerramento
  • Bazar Furry
  • Espaço dos Artistas/Desenhistas
  • Fursuit Parade
  • Fursuit Games
  • Competição de Dança
  • Painéis e workshops de arte, literatura e temas relacionados ao furry fandom
  • Sala de jogos/video game and Torneio de Magic - The Gathering
  • Balada (a ser realizada em um ônibus discoteca)

Staff[editar]

  • Danny (Daniel) - Fundador e Chairman
  • Ruby (Aryane) - Fundadora, Chefe executiva de Staff
  • Niki (Nicole) - Chefe de Segurança
  • Patsy (Patricia Louise) - Fundadora e Chefe de Tesouraria
  • Nana (Natally) - Fundadora e Líder da Fursuit Parade
  • Eclipsen (Justine Irene) - Embaixadora para os Convidados Estrangeiros
  • Zeng Tiger (Ramon) - Apoio aos Fursuiters
  • Casshan (Carlos) - Assessoria Jurídica, Líder do Ônibus Balada
  • Bia (Beatriz) - Credenciamento
  • Razzek (Vitor) - Líder de Atividades Externas
  • Nitro (Rafael) - Líder de Cronograma e Atividades
  • Toberal (Alberto) - Fotógrafo
  • Gray (Luiz Henrique) - Organização e Socorrista

Referências[editar]

  1. Site da BFF 7 de fevereiro de 2016. (website da BFF)
  2. Flayrah 7 de fevereiro de 2016. ([Brazilian furry convention to be Abando-ned after 2016 (em inglês)])
  3. Teaser 7 de fevereiro de 2016. (Vídeo Teaser da BFF)

Links Externos[editar]