Brasil FurFest

De WikiFur em Português
Logotipo da BFF

Brasil FurFest ou BFF é uma convenção furry realizada entre agosto e setembro na cidade de Santos, Brasil.[1]

História[editar]

Anúncio oficial da Brasil FurFest

Os fundadores do Furboliche tinham a ideia de realizar uma convenção de hotel em Santos, em 2014, o nome escolhido foi Confursão (Convenção Furry de São Paulo). Por considerarem que faltava experiência na organização de eventos de grande porte, decidiram fazer um evento de boliche furry para ganhar know-how e entender a dinâmica do fandom.

A partir do anúncio de que a convenção e acampamento furry Abando seria cancelada após a edição de 2016[2], o staff do Furboliche anunciou que faria a já planejada convenção de hotel, para que o Brasil não ficasse sem eventos furry de múltiplos dias. O nome Confursão foi trocado por Brasil FurFest para evitar coincidência com o evento Confuria.

O anúncio oficial da BFF foi feito no Furboliche 5 - Heróis & Vilões antes do sorteio de fursuit. Durante a apresentação, foram revelados o logo, fotos e vídeos do local do evento e foi anunciado que a convenção seria iniciada com um crowdfunding com meta de R$ 6.000,00. Metas adicionais foram anunciadas posteriormente, adicionando mais atividades e estrutura para o evento, conforme os valores arrecadados. Antes do anúncio, foi criada uma página do Facebook onde teasers em vídeo em português, espanhol e inglês foram publicados.[3]

A meta de crowdfunding da Brasil FurFest foi alcançada em apenas 13 dias, no dia 27 de fevereiro. O staff do evento confirmou assim a realização do evento. Ao final dos 60 dias da campanha de crowdfunding, foram arrecadados R$ 15.390,00 e todas as metas adicionais (que introduzem novas atividades e estrutura ao evento) foram alcançadas.

Em 24 de abril de 2016, um vídeo foi divulgado no youtube apresentando o tema para o evento de 2016: "Peludos em Santos", uma brincadeira com o nome da música "Pelados em Santos" da banda Mamonas Assassinas.

Brasil FurFest Santos 2016 - Peludos em Santos[editar]

Fursuiters na portaria do Mercure Hotel
Tema de 2016 foi "Peludos em Santos"

A primeira edição do evento alcançou a marca de 169 participantes (sendo 54 fursuiters) vindos de 9 estados brasileiros (SP, RJ, BA, RS, SC, PR, MG, ES e PA) e do Distrito Federal, além de participantes estrangeiros de 4 países (EUA, Colômbia, Argentina e Paraguai).

Os furries que compareceram à convenção puderam participar de diversas atividades, dentre elas: workshops, palestras, bazar furry, sala de desenhistas, Fursuit Parade, fursuit games e até de uma balada realizada em um ônibus.

Durante a cerimônia de abertura, um vídeo sobre sonhos serem realizados e persistência foi apresentado. A contagem regressiva mostrou fotos de diversas convenções do mundo inteiro que serviram de inspiração para Brasil FurFest. Um vídeo clipe paródia da música "Pelados em Santos" feito inteiramente com fursuiters foi apresentado, brincando com diversas características dos furries e do evento em Santos. Na sequência, a palestra "Minha Primeira Convenção Furry" tratou de assuntos relativos ao evento e aos participantes.

Os convidados de honra foram: El Ranno, famoso ilustrador e designer brasileiro e Latin Vixen, fursuit-maker, proprietária da Mixed Candy Costumes, sediada nos arredores de Orlando, nos Estados Unidos. Ambos apresentaram palestras no evento. O ilustrador Felipe Marcantônio, conhecido pelas séries XDragoon e Fred Guará e a escritora CristalWolf também fizeram apresentações. CristalWolf aproveitou para lançar o seu livro impresso "Lua de Lã", durante uma tarde de autógrafos.

Na noite de sábado foi realizada a Competição de Dança. Scamp, da Argentina e Trenty T. ficaram em primeiro lugar nas categorias fursuiters e não-fursuiters, respectivamente. Após a competição, os furries puderam participar de um ônibus que percorreu as ruas da cidade de Santos ao som de DJ Casshan Wolf.

A organização da convenção publicou diariamente um jornal chamado "Diário da BFF" com notícias do dia anterior do evento e informações para os participantes.

Durante a Brasil FurFest, foram arrecadados R$ 435,45 dos participantes para ajudar a organização não-governamental sem fins lucrativos MAPAN - Movimento de Apoio aos Protetores de Animais e da Natureza, de Santos, reconhecida na cidade pela proteção, alimentação e re-inserção de animais abandonados em famílias responsáveis. A Brasil FurFest é o primeiro evento brasileiro a contar com atividade envolvendo caridade, algo comum nas grandes convenções internacionais.

Na cerimônia de encerramento, o staff anunciou que a Brasil FurFest de 2017 será realizada no mesmo local, entre os dias 25 e 27 de agosto.

Brasil FurFest Santos 2017 - Furries no Espaço[editar]

A segunda edição da Brasil FurFest teve seu anúncio oficial realizado em abril de 2017 durante o Furboliche 6, quando foi apresentado o nome oficial do tema: Furries no Espaço; e os convidados de honra: o artista, fursuiter, fursuit-maker e youtuber furry, Igor Cebarros; e o ilustrador profissional, Felipe Marcantônio. Na ocasião, o evento já tinha 123 participantes registrados.

O evento iniciou-se na noite do dia 25 de agosto com a cerimônia de abertura que mostrou um vídeo sobre amizade, uma encenação de um voo espacial e os staffs apresentaram detalhes do evento. Na sequência foi realizada uma balada no hotel que contou com pista de dança, lounge, ambiente decorado e iluminado no tema do evento, além de um bar que vendia bebidas temáticas.

O fim de semana seguiu com diversas atividades, entre elas: workshops, palestras, bazar furry, sala de desenhistas, Fursuit Parade, fursuit games e uma concorrida sala de jogos com torneio de Super Smash Bros. Na noite de sábado, aconteceu novamente a competição de dança, desta vez vencida por Ambar, Vinny e Crash/Lars nas categorias fursuiter, não-fursuiter e duplas, respectivamente. Na competição de dança, o chairman do evento desafiou o auditório a doar R$ 500 para caridade e se a meta fosse atingida, ele dançaria a música de um dos vencedores. O objetivo foi alcançado e a performance improvisada encerrou a noite de sábado.

No domingo, a fursuit parade foi realizada durante a manhã e contou com 107 fursuiters. Durante o percurso, um dos fursuiters acabou caindo e outro passou mal devido ao calor dentro da fursuit. Ambos foram socorridos pela equipe médica do evento e momentos depois já estavam reabilitados para participar do evento. O staff anunciou ainda na cerimônia de encerramento que a fursuit parade voltará a ser realizada no sábado a tarde para minimizar efeitos da temperatura.

A cerimônia de encerramento marcou o fim do evento e levou muitos furries às lágrimas durante momentos especiais. Foi realizado um leilão surpresa para caridade, que ao final multiplicou em várias vezes os fundos arrecadados para a ONG SOS Vida Pet Baixada Santista, chegando ao total de R$ 2.668,10. Os staffs de diversos eventos furry brasileiros e também do grupo ColombiaFur foram convidados para tirar uma foto juntos, mostrando a união dos eventos em prol do fandom. Foram anunciados os números finais do evento: 287 participantes de 9 países e o agradecimento foi feito em português, espanhol, inglês e finlandês em homenagem a todos os presentes. Ao final foi anunciado que a terceira edição da Brasil FurFest será realizada novamente no Mercure Santos Hotel, entre 17 e 19 de agosto de 2018. O tema do evento também foi anunciado: "Luzes! Câmeras! Furries!".

Na Mídia[editar]

  • 11 de setembro de 2016 - Uma foto da fursuit parade da Brasil FurFest estampou a capa da edição de domingo de A Tribuna, jornal de maior circulação no litoral do estado de SP. O site do jornal e o site da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, também publicaram matérias acerca do evento e do furry fandom. [1]
  • 15 de setembro de 2016 - O repórter Gus Lanzetta do jornal O Estado de S.Paulo esteve na convenção Brasil FurFest 2016 e usou a visita como tema para seu podcast "Papo Torto", que é publicado no portal do "Estadão". [3]
  • 22 de setembro de 2016 - Uma extensa matéria escrita pela repórter Joelle-Marie Declercq sobre o Furry Fandom e a Brasil FurFest foi publicada pelo site noticioso Vice Brasil. [4]
  • 14 de julho de 2017 - O telejornal Balanço Geral SP da Record TV exibiu uma matéria sobre o Furry Fandom e recebeu no estúdio membros do staff da Brasil FurFest. [5]
  • 26 de agosto de 2017 - O telejornal Jornal da Tribuna 1ª edição da TV Tribuna veiculou uma matéria sobre os eventos jovens realizados na Baixada Santista durante o fim de semana, dentre eles a Brasil FurFest, que foi mostrada com grande destaque. [6]

Histórico de eventos[editar]

Ordem Ano Tema Data Participantes Fursuits Convidados de Honra Localização Fundos arrecadados/Caridade
1 2016 Peludos em Santos 9 a 11 de setembro 169 54 El Ranno e Latin Vixen Mercure Santos Hotel - Santos, SP R$ 435,45
2 2017 Furries no Espaço 25 a 27 de agosto 287 107 Igor Cebarros e Felipe Marcantonio Mercure Santos Hotel - Santos, SP R$ 2.668,10
3 2018 Luzes! Câmeras! Furries! 17 a 19 de agosto Evento Futuro Evento Futuro A serem anunciados Mercure Santos Hotel - Santos, SP Evento Futuro

Localização[editar]

Pôster oficial da BFF 2016

A convenção é realizada no Mercure Santos Hotel, na praia do Boqueirão. O centro de convenções do local possui capacidade para até 400 pessoas e todos os quartos do hotel têm vista para o mar.

Programação[editar]

As atividades da convenção incluem:

  • Cerimônias de Abertura e Encerramento
  • Bazar Furry
  • Espaço dos Artistas/Desenhistas
  • Fursuit Parade
  • Fursuit Games
  • Competição de Dança
  • Painéis e workshops de arte, literatura e temas relacionados ao furry fandom
  • Sala de jogos/video game
  • Balada

Staff[editar]

  • Danny (Daniel) - Fundador e Chairman
  • Ruby (Aryane) - Fundadora, Chefe executiva de Staff
  • Niki (Nicole) - Chefe de Segurança
  • Patsy (Patricia Louise) - Fundadora e Chefe de Tesouraria
  • Nana (Natally) - Fundadora e Líder da Fursuit Parade
  • Zeng Tiger (Ramon) - Apoio aos Fursuiters
  • Casshan (Carlos) - Assessoria Jurídica, Líder/Voluntariado
  • Bia (Beatriz) - Credenciamento
  • Razzek (Vitor) - Líder de Atividades Externas
  • Nitro (Rafael) - Líder de Cronograma e Atividades
  • Toberal (Alberto) - Fotógrafo
  • Gray (Luiz Henrique) - Organização e Socorrista
  • Jihatden (André) - Organização
  • White (Flávio) - Informática e Sala de Jogos
  • Abaris (Caio) - Organização

Referências[editar]

  1. Site da BFF 7 de fevereiro de 2016. (website da BFF)
  2. Flayrah 7 de fevereiro de 2016. ([Brazilian furry convention to be Abando-ned after 2016 (em inglês)])
  3. Teaser 7 de fevereiro de 2016. (Vídeo Teaser da BFF)

Links Externos[editar]